Cuidados com o carro na quarentena

Seu carro deve estar parado nesse período de quarentena, porém, ele precisa estar preparado para qualquer situação! Por isso, separamos dicas para manter o carro em bom estado, mesmo parado, e dicas do que pode e o que não pode fazer para higienizá-lo. Veja também como higienizar corretamente o ar condicionado do seu veículo e a importância disso para a saúde.

 

Primeiramente, vamos às dicas do que fazer para o seu carro não sofrer nenhum dano enquanto estiver parado e como evitar problemas quando for ligá-lo novamente:

 

1º- Troque o óleo

O óleo perde as propriedades de lubrificação quando fica muito tempo parado, podendo até coalhar. É importante trocar o óleo do motor, do fluído de freio e do filtro.

 

2º- Pneus

É preciso olhar se os pneus estão bem calibrados. Confira também o step, se tiver dúvidas na quantidade de libras, basta verificar no manual do carro a calibragem correta para o seu modelo.

 

3º- Deixar o carro funcionar

Para não haver uso severo, é indicado dar a partida no motor do carro, deixar ele funcionar um pouco para aquecer. A General Motors recomenda a seus clientes que o automóvel seja ligado ao menos uma vez por semana.

 

4º- Limpeza

Verifique se não há restos de alimentos dentro do veículo, sabemos que até resquícios de farelos podem juntar bichos. Veja esse momento como uma oportunidade de dar uma boa faxina no seu carro.

 

Por causa da fase em que estamos passando, muito se vê ensinando como limpar corretamente as mãos, o celular e etc. Mas e o carro? Algumas pessoas ainda estão usando o carro, e, pensando nelas, separamos o que que pode e o que não pode fazer para desinfetar o automóvel:

O que pode:

–  Álcool com concentração de 70% para limpar as superfícies, como o painel;

–  Usar pano de microfibra, pois não causa arranhões;

–  Paninhos umedecidos com álcool 70%;

–  Passar álcool isopropílico na tela multimídia, pois a quantidade de água é menor que 1%, assim não corre risco de danificar o aparelho.

 

O que não pode:

– Álcool em gel de desinfetar mãos, pois tem uma formulação que deixa a superfície pegajosa, podendo acumular mais sujeira no carro;

– Álcool 70% na tela multimídia ou qualquer aparelho eletrônico, pois ele contém em média 30% de água, então pode danificar o aparelho;

– Deixar o álcool no interior do veículo, pois pode causar inflamação.

 

Não só na quarentena, mas em toda época do ano, é importante manter o ar condicionado higienizado para evitar doenças.  

O ideal é que o sistema seja levado para uma revisão em uma oficina especializada a cada seis meses, pelo menos. Carros que são usados como táxis, por motoristas de aplicativos de transporte ou que pertencem a frotas de locadoras, devem ser revisados a cada três meses ou 10 mil km, o que acontecer primeiro.

Quando o compressor não recebe a lubrificação adequada, sofre um desgaste interno e solta pequenas partículas, que se acumulam no condensador ou no evaporador, aí o aparelho deixa de funcionar como de costume. Uma oficina especializada saberá identificar a origem do problema e corrigi-lo.

Evitar que o carro se torne um espaço infectado é ainda mais importante para pessoas que sofrem de rinite, asma ou bronquite, ou ainda aquelas que passam muito tempo dentro do veículo. A combinação do pó acumulado no interior do aparelho de ar com a umidade do carro é a fórmula para a formação de bolor.

Outro serviço que ajuda a garantir a qualidade do ar a bordo é a troca do filtro de cabine, que deve ser feita uma vez por ano. Se você não trocar periodicamente o filtro antipólen, além de atrapalhar o bom funcionamento do equipamento, irá contribuir para a proliferação de ácaros.

 

Nós da Rede Autus estamos seguindo todo o protocolo da Organização Mundial da Saúde, por isso, nossos atendimentos estão sendo feitos on-line. Nossa oficina está toda preparada para receber clientes, basta fazer um agendamento prévio pelo WhatsApp (34) 3230-8001 ou ligar no (34) 3230-8000. Nesses canais você consegue falar também com nossos atendentes para tratar de novos e seminovos.

 

Para mais conteúdos do setor automobilístico, nos siga nas redes sociais:

@autuschevrolet

facebook.com/chevroletautus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *